terça-feira, 20 de outubro de 2009

TEXTO ARGUMENTATIVO





NO DIA 17 DE SETEMBRO - VAMOS PLANEJAR TEXTOS?
Esperamos que ao final desta unidade você seja capaz de:
1- apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos.
2- identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos.
3- desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.
4- identificar parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa de revisão.
5- identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
6- produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.

Agora é a sua vez de escrever sobre uma experiência pessoa

Escreva sobre uma experiência engraçada da sua vida de estudante.

Leia atentamente o que está sendo pedido.
Considere a função e o objetivo do texto.
c) Liste dois ou três eventos e tópicos que poderiam ser parte desse texto. Produção.
d) Defina alguns elementos essenciais (época, ou idade que tinha, onde aconteceu, quem estava envolvido, como começou, etc.) para narrar cada um dos eventos e tópicos listados.
Revise o que escreveu até agora e veja se há novas informações. Adicione-as.
Escolha os eventos e tópicos que vai utilizar e numere as informações, construindo uma primeira versão da seqüência do texto.

EXPOSIÇÃO DIALOGADA
Pode-se iniciar um texto argumentativo apresentando sentenças que capturem a atenção do leitor. Assim, você pode introduzir na justificativa de suas escolhas: a) um objetivo; b) uma série de questões relacionadas ao objetivo e ao evento; c) uma introdução breve, mas engraçada, anedótica; d) uma enunciação controversa; e) um trecho com uma opinião contrária à que quer defender.

A atividade de planejamento é composta por séries de possibilidades de tomada de decisão que direcionam as diferentes produções de texto de acordo com a situação sócio-comunicativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário