terça-feira, 20 de outubro de 2009

SEQUÊNCIA DIDÁTICA CRIADO POR CURSISTAS




HINO DE LAGOA GRANDE

Do ideal de progresso surgiu
A força de um povo vencedor
Que lutando com garra conseguiu
Lagoa Grande és colosso e tens valor
Nos campos áridos e nas terras irrigadas
Lagoa Grande sempre cultivou
Frutos de esplendida grandeza
Valorizando sua gente com amor
 
REFRÃO:
Lutar, lutar e lutar
Como impávido povo varonil
Pois só assim cantaremos sua glória
Lagoa Grande cidade do Brasil.

Nas graças da mãe natureza
O rio nos contemplou
E no correr dessas águas
Riqueza nos proporcionou. (bis)

REFRÃO:
Lutar, lutar e lutar
Como impávido povo varonil
Pois só assim cantaremos sua glória
Lagoa Grande cidade do Brasil.

Análise textual
1- O texto lido refere-se a uma cidade. Você já o conhecia?
2- Em que ocasiões é cantado um hino como esse?
3- Ele retrata a cidade como ela é? Discuta sua opinião com os colegas de sala.
4- Que versos do texto esclarecem sobre a região em que está localizada Lagoa Grande?
Esses termos são conhecidos como locuções verbais.

5- A que região brasileira os autores se referem ao falar de “campos áridos” e “terras irrigadas”?
6- A que águas se atribui a riqueza de Lagoa Grande?
7- O hino enaltece o povo da cidade. Como é caracterizado esse povo?
8- Esse texto é poético. Cite duas razões que comprovem tal afirmação?

9- Lagoa Grande é conhecida como “A Capital da Uva e do Vinho do Nordeste”. Até que ponto isso contribui para o desenvolvimento sócio-cultural e econômico da população da cidade?
10- O refrão do hino enfatiza a forma como Lagoa Grande chegou a se tornar cidade. Que palavra do refrão evidencia isso?

11- No texto é utilizado um recurso estilístico que é a repetição. Copie o trecho onde esse recurso foi empregado. Em sua opinião, essas repetições foram empregadas adequadamente? Justifique sua resposta.
12- Produza uma nova estrofe para esse hino.

HISTÓRIA DE LAGOA GRANDE
Lagoa Grande, emancipou-se no dia 16 de junho de 1995, por se desenvolver com um grande potencial econômico, se destaca pela irrigação do Rio São Francisco e se apresenta como uma grande produtora de Uva, nossa principal fonte de renda. Localizada no sertão nordestino, se destaca pelo seu crescimento em tão pouco tempo,terra em que o sol brilha forte e o céu está sempre azul, sertaneja é a sua gente, gente simples e humilde que tem fé e trabalha para Lagoa Grande.
Formação Administrativa Distrito com denominação de Lagoa Grande, pela lei municipal nº 410, de 30-08-1963, subordinado ao município de Santa Maria da Boa Vista.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Lagoa Grande, figura no município de Santa Maria da Boa Vista.
Assim permanecendo em divisão territorial datada 17-I-1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa Grande, pela lei estadual nº 11215, de 16-06-1995, desmembrado de Santa Maria da Boa Vista. Sede no antigo distrito de Lagoa Grande. Constituído de 2 distritos: Lagoa Grande e Jutaí. Desmembrado de Santa Maria da Boa Vista. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 2 distritos: Lagoa Grande e Jutaí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. Gentílico: lagoa-grandense Fonte: Biblioteca IBGE

- Agrupem-se em equipe de seis alunos e busquem informações sobre a estrutura urbana de Lagoa Grande (bairros, monumentos históricos, pontos turísticos, etc.)
Entrevistem representantes do Poder Público para conhecer os ideais dos líderes e do povo por ocasião da emancipação de Lagoa Grande.
- A partir da pesquisa e das entrevistas, construam uma mensagem em homenagem a cidade pelos quatorze anos de emancipação.
- Exponham essas informações através de mural ilustrado, usando ao centro a figura que ilustra o desenvolvimento local (a uva), circundada por fotos de pessoas que marcaram a história da cidade e moradores atuais, monumentos históricos, eventos culturais, etc.
Apresentem em sala os murais produzidos e divulguem a sua cidade, na próxima aula

Um comentário:

  1. Isva,
    Estive em andanças on line e encontrei este belo espaço de trocas de produções pedagógicas. Fico feliz e aprendo com vocês.
    Parabéns!
    ADRIANO SOBRAL DA SILVA
    GRE FLORESTA-PE

    ResponderExcluir