terça-feira, 26 de maio de 2009

BENILDA SOARES TORRES DOS SANTOS

Falar sobre nós mesmos muitas vezes penso ser complicado pelo fato de temer não ver aquilo que realmente tenho sido e vivido como diz Otto Lara Rezende através da sua crônica “Ver vendo”, apesar de ter sempre o cuidado de estar fazendo uma auto avaliação.
Recebi dos meus pais o nome de BENILDA SOARES TORRES DOS SANTOS, sou natural de Cabrobó – PE, terra aonde resido até hoje e sinto orgulho em fazer parte desse povo que se destaca como “receptivo”, entre outras qualidades que nos ajuda sempre a superar as tempestades da vida. Sou professora há quatro anos e tenho uma formação escolar pautada nos métodos tradicionais, mesmo tendo concluído graduação no ano de 2001.
Ao cursar Especialização Programação de Ensino de Língua Portuguesa antes de começar a lecionar, tive um outro olhar para o ensino de Língua Portuguesa, olhar este que até hoje provoca reflexões a cada aula que tenho, pois percebo que o meu aluno apresenta muitas dificuldades em fazer uma leitura, por exemplo do tipo inferencial e, com isso entendo que os profissionais principalmente os da área, ainda não entendem a proposta de ensino contextualizada. Além de perceber também que os alunos vivem, acredito ser uma fase na vida quando a indisciplina tira a oportunidade de qualidade na aprendizagem porque eles não entendem que há momentos em que precisam ouvir e todos falando ao mesmo tempo ou conversando paralelamente não teremos os melhores resultados.
Diante desse cenário desafiador no qual estamos inseridos, temos um bom grupo de profissionais da área da nossa escola e de outras escolas que se reúnem as quintas – feiras em que não há encontro com a nossa formadora, além de outros horários na própria escola ou na residência das colegas para discutir a proposta do Gestar II em suas unidades. Proposta que aprovo pelo trabalho processual que é e que visa bons resultados uma vez entendida por toda a escola Senador Paulo Guerra, que está usando as oficinas e adaptando as suas propostas para todas as séries do Ensino Médio e Normal Médio.
Portanto, percebo gradativamente que meus alunos apresentam melhoras pequenas, porém significativas em torno da leitura e da escrita, mesmo diante de tudo que relatei a respeito. Até na organização do próprio material escolar e no compromisso em trazer de volta as produções que vão para casa para serem reescritas.

Um comentário:

  1. Professora tua história como educadora já é brilhante mesmo sendo um embrião. pois tudo que fazes reflete teu compromisso e empenho, nem parece ter tão puco tempo de vida profissional. A humanidadde foi premiada,pois nascete para ser EDUCADORA. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir